quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Três Novos Elementos Entram na Tabela Periódica

Darmstádio, Roentgênio e Copernício. Assim foram batizados três novos elementos químicos, cujos números na tabela periódica são, respectivamente, 110, 111 e 112. A nomenclatura foi sacramentada ontem, no último dia da Assembleia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), em Londres.
Os elementos - que terão como sigla Ds, Rg e Cn - compartilham algumas semelhanças. Inexistentes na natureza esses metais pesados foram criados bombeando núcleos com outros átomos.Mas, mesmo em laboratório, eles duram pouco.
O trio, alias, também divide o mesmo berço: o Laboratório de Pesquisa de Íons Pesados de Darmstadt, da Alemanha. A cidade é a inspiração do nome de um dos elementos. O Roentgênio homenageia o descobridor do Raio X, Wilhelm Conrad Roentgen. O Copernício, por sua vez, reverencia o astrônomo polonês Nicolau Copérnico, o primeiro a escrever que ao contrário do que se pensava até o século XVI, a Terra não é o centro do  Sistema Solar.
- O nome desses elementos foi acertado em consulta a físicos de todo o mundo - declarou Robert Kirby-Harris, secretário-geral do Iupac - Estamos satisfeitos de vê-los introduzidos na tabela periódica.
A assembleia, realizada no Instituto de Física da capital britânica desde o dia 31 de outubro, recebeu delegados de academias nacionais e sociedades de física dos 60 países-membros do Iupac.
No encontro também foi empossada a primeira presidente mulher do Iupac, Cecília Jariskog, da Divisão de Física matemática da Universidade Lund, na Suécia.
matéria publicada no O Globo de 08/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário