quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Erupção de Vulcão, cria nova ilha nas Ilhas Canárias


Desde outubro, o vulcão submarino El Hierro, nas Ilhas Canárias, provoca o aumento de 11 graus Celsius na temperatura do mar de Las Calmas, de acordo com pesquisadores do Instituto Tecnológico de Energias Renováveis de Tenerife, Espanha. Os sedimentos estão criando a ilha vulcânica de El Hierro, que fica no Oceano Atlântico ao Norte da África.
Os dados foram obtidos com câmeras térmicas instaladas em helicópteros da Guarda Civil. A temperatura da água em área que não é diretamente afetado pelo vulcão é de 23,9 graus. Nos locais onde há manifestação superficial da erupção, o borbulhar, ela chega a 35,3 graus. Essas informações vão fortalecer o monitoramento vulcânico das Ilhas Canárias, municiando o programa geofísico de termometria e de termografia.
O trabalho foi divulgado no último domingo e contou com a colaboração do Instituto Vulcanológico de Canárias, além do  Setor Aéreo da Guarda Civil do arquipélago. A Nasa também publicou imagens desta atividade vulcânica. O satélite Advanced Land Imager (ALI), do observatório da Terra, obteve fotos coloridas do rastro deixado por El Hierro no último dia 2. A imagem dá a dimensão da grande área em que há borbulhagem de material vulcânico além do depósito de sedimentos e rochas do vulcão, formando a nova ilha.

Os especialistas estimam que a erupção ocorre entre de 50 a 100 metros de profundidade. A temperatura de basalto pode chegar a 1.200 graus. Entre os dias 26 outubro e 1 novembro, foram relatados 540 eventos sísmicos por sensores na ilha. A maioria deles ocorreu em profundidades de 16km a 23km, e no lado oposto ao   da pluma vulcânica. Desde 17 de julho, mais de dez mil eventos sísmicos ocorreram perto de El Hierro.
- Caso o depósito de magma seja mantido, plataformas podem se desenvolver entre as ilhas, nos Galápagos - disse o geólogo Dan Fornari, do Instituto Oceanográfico Woods Hole à Nasa - Também é um exemplo de como os oceanos adquirem elementos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário